Páginas

13/05/2012

Balanço do Encontro Nacional


Os professores de Educação Técnica e Tecnológica reunidos ontem, 12 de Maio, em Lisboa, em Encontro Nacional, sob o patrocínio da A.N.A.P.E.T. – Associação Nacional de Professores de Educação Técnica e Tecnológica – debateram as questões relativas à Revisão da Estrutura Curricular dos Ensinos Básico e Secundário que o Ministério da Educação e Ciência se prepara para fazer publicar, bem como os desafios que se colocam à Educação Tecnológica e ao Ensino Profissional.

O Encontro contou com a participação de diversos painéis de oradores. Do mundo académico, registaram-se as presenças dos professores do ensino superior: Rui Covelo, Sidónio Garcia e Santana Castilho. Em representação dos sindicatos de professores estiveram presentes: Mário Nogueira, da FENPROF, João Dias da Silva, da FNE, e Carlos Chagas, da FENEI/SINDEP. Da APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica pudemos contar com o colega Paulo Fernandes. Dos Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República, marcaram presença as Senhoras deputadas Maria José Castelo Branco (PSD); Elza Pais (PS) e Rita Rato (PCP), havendo ainda a registar a solidariedade manifestada pelo Dr. Albino Almeida, presidente da CONFAP – Confederação das Associações de Pais – que não pôde estar presente por dificuldades de agenda.

Todos, com uma única excepção, a da Senhora deputada Maria José Castelo Branco, do PSD, se pronunciaram a favor da necessidade de suspender a revisão curricular que é proposta pelo Ministério da Educação, a qual prevê a eliminação da Educação Tecnológica do 3º ciclo do ensino básico, dado que esta é uma disciplina estruturante do currículo que, entre outras razões, promove a literacia tecnológica e o sucesso educativo dos alunos e deve ser também encarada como propedêutica ao ingresso nas vias profissionalizantes do ensino secundário.

A necessidade do relançamento do ensino profissional, como forma de dar resposta às diferentes aptidões dos alunos e às novas exigências do mercado de trabalho, com igual dignidade com as restantes vias de ensino, foi outra das conclusões a que chegaram os diversos participantes.

No final deste Encontro Nacional foi aprovado, por unanimidade, um documento (manifesto) que vai ser enviado ao Ministério da Educação e Ciência, Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República e aos Grupos Parlamentares, bem como aos órgãos de comunicação social no qual se defende a suspensão imediata da revisão curricular anunciada pelo Senhor Ministro da Educação, em 26 de Março, apelando-se para que este, com humildade democrática, reconheça os graves erros nela contidos, os quais, a não serem, atempadamente, corrigidos podem consubstanciar-se em consequências muito negativas para as nossas crianças e jovens, dificilmente corrigíveis “à posteriori”.

As personalidades presentes requereram ainda ao Senhor Ministro da Educação e Ciência que promova a abertura de um verdadeiro debate público sobre todas as questões relativas à revisão curricular dos ensinos básico e secundário.

Tendo já recolhido as cerca de 5000 assinaturas necessárias, a petição pública sobre a defesa da Educação Tecnológica no currículo do 3º ciclo que foi promovida pela ANAPET, irá ser entregue, nos próximos dias, na Assembleia da República.

A ANAPET manifesta, por este meio, o seu agradecimento público a todos os participantes neste Encontro Nacional e aos subscritores da petição pública, bem como a todos aqueles que se têm solidarizado com as diversas acções que tem levado a cabo, em defesa da qualidade da escola pública, desejando que os respectivos contributos encontrem o devido eco no governo e nos deputados da nação. Queremos, também, agradecer ao professor Manuel Porfírio a sua participação que por lapso não incluímos na primeira versão deste documento. Pelo facto queremos pedir desculpas públicas ao visado.


Manifesto aprovado
Comunicado final

Documentos apresentados no Encontro pelos convidados:
Comunicação do professor Manuel Porfírio
Comunicação do professor Rui Covelo


Notícias publicadas na imprensa sobre o Encontro:
Correio da Manhã
Jornal I (online)

Outras divulgações:
FNE
Comunicado da APEVT apresentado no Encontro

4 comentários:

  1. Viva

    A ANAPET agradece aqui aos professores pela participação neste encontro mas nós PROFESSORES é que agradecemos à ANAPET pelos esforços desenvolvidos!

    Um bem haja a todos os colegas que participaram no encontro!

    TODOS UNIDOS levaremos a bom porto as nossas convicções!

    um abraço

    Jorge Santos

    ResponderEliminar
  2. Caros colegas

    Todos temos que agredecer à organização dos colegas da ANAPET, claro que existem sempre pontos a melhorar mas o esforço da organização foi grande.

    Solicito aos colegas da ANAPET ou outros que tenham a gravação video do encontro para colocarem online (por exemplo no youtube) para dar visibilidade às declarações sem sentido da deputada do PSD.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colegas

      Foi muito bom estar presente neste encontro, acho que se devem fazer mais pois criam a união de que tanto precisamos neste momento.
      Mais uma vez agradeço aos colegas da ANAPET o esforço, desde a organização até à qualidade dos convidados, tirando um exemplar que nunca respondeu às questões.
      O professor Santana Castilho sem papas na língua reforçou a nossa luta, bem haja pela coragem que nos transmitiu.
      Precisamos de encontros destes agora e sempre, pois ainda há colegas e ET que estão adormecidos. Até os CEF´S e Profissionais podem estar ameaçados, leiam as últimas sim sobre o nº de alunos necessários para abrir turmas.
      Onde vamos parar? Nós queremos ET e o nosso país não deixa!
      um abraço tecnológico

      Eliminar
  3. Os professores da Zona Norte que estiveram presentes agradecem A ANAPET pela Organização/Encontro.
    Colegas de Educação Tecnológica (3ª Ciclo) precisamos da tua "força" para novos encontros.Queremos que a disciplina continue no currículo do aluno.

    ResponderEliminar